Gostaria de agradecer a todas que estão nesse momento visitando esse Blog,
saiba que ele foi criado com muito carinho para VOCÊ!

O objetivo principal desse blog, cara leitora, é facilitar o seu entendimento, abordando
a cada semana que passa, um tema ou um(a) personagem diferente da Bíblia.

Espero que gostem e aproveitem todos os Estudos postados aqui. Não esqueça de
deixar a sua OPINIÃO.... ela é muito importante!

Com carinho... Chris

sábado, 17 de setembro de 2011

TAMAR : Uma Princesa Violentada!


Quem era TAMAR?

Tamar era filha do rei Davi com a princesa Maaca (II Sm 13.1a). Sem dúvida ela era muito bela e graciosa. Por estar em época propicia a casar, a princesa era vigiada de forma muito rígida. 

Amnon, seu meio-irmão, filho de Ainoã, a jezreelita com Davi (II Sm 3.2), era apaixonado por Tamar.

II Sm 13.2-5 diz: 2Angustiou-se Amnom, de maneira que adoeceu por causa de sua irmã Tamar; porque era virgem, e parecia difícil a Amnom fazer-lhe alguma coisa. Tinha porém, Amnom um amigo que se chamava Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi. Era Jonadabe homem mui sagaz. 4 Este lhe perguntou: Por que vais tu emagrecendo de dia para dia, ó filho do rei? não mo dirás? Respondeu-lhe Amnom: Eu amo a Tamar, irmã de meu irmão Absalão. 5 Tornou-lhe Jonadabe: Deita-te na tua cama e finge que estás doente; e quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Rogo-te que venha minha irmã Tamar, e me dê de comer, preparando a comida diante dos meus olhos, para que eu veja e coma da sua mão."

Então Amnom resolveu atender a sugestão de seu amigo. Naquela época, era costume se preparar uma refeição especial a pessoa doente. Essa refeição era preparada em um cômodo anexo onde o enfermo estava, para que a pessoa doente pudesse assistir de sua cama. 

Tamar, não tinha nenhum motivo para suspeitar de seu meio-irmão, e por esse motivo concordou em ir à casa de Amnom (II Sm 13.8). Amnom, mandou que todos, exceto Tamar, se retirassem. Então pediu para Tamar, que lhe trouxesse a comida. Tamar não vendo nenhuma maldade, levou a comida até seu irmão. 

II Sm 13.11-14, diz: 11b Amnom pegou-a e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã. 12 Porém ela lhe respondeu: Não, meu irmão, não me faças esta violência, pois não se faz assim em Israel. Não cometas esta loucura. 13 Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu passarias em Israel por um louco. Agora fala ao rei, porque ele não me negará a ti. 14 Todavia ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes sendo mais forte do que ela, forçou-a e deitou-se com ela."

Tamar tenta persuadi-lo, sugerindo que talvez lhes fosse permitido casar, mas Amnom estava obstinado em possuí-la naquele momento, independentemente das conseqüências, que não deu ouvidos as palavras de sua meia-irmã. Depois de violentá-la, a sua atração, como vemos em II Sm 13.15, transformou-se em ódio, aversão. A tristeza de Tamar foi tão grande, que ela colocou cinzas em sua cabeça e rasgou suas vestes como sinal de humilhação. 

Tamar encontrou refugio na casa de seu irmão Absalão, onde vivia como viúva. Em II Sm 14.27, observamos que a filha de Absalão recebe o nome de Tamar, mostrando assim, o amor e a consideração que sua família, tratava a Tamar, terminando assim essa trágica história com um certo consolo.

O que podemos APRENDEMOS COM TAMAR?

Tamar, vendo o que ia lhe acontecer, não permitiu que o medo tomasse conta, controlou-se e tentou persuadir seu irmão com palavras gentis.

Tamar sofreu um trauma emocional muito grande, talvez para uma vida toda. Muitas mulheres assim como Tamar, conhecem o medo e a vergonha de serem abusadas por uma pessoa em quem confiava.

Sofrer um trauma sem dúvida é muito doloroso. Eles podem ser tanto físicos, como foi o caso de Tamar, mas também podem ser emocionais, como por exemplo, a perda de alguém muito querido. Quem de nós nunca enfrentou certo tipo de trauma? Com certeza todas nós!

O processo de cura não é nada fácil e pode levar às vezes muito tempo.

Se lermos toda a história de Tamar, observamos que apesar de ser princesa, sua posição não a protegeu de tal trauma e nem lhe deu apoio emocional de que precisava para o processo de cura, por que se continuarmos lendo, observamos que Davi, pai de Tamar, ficou irado, mas não reagiu. E Absalão vendo que seu pai, não havia tomado nenhuma atitude com relação à Amnom, resolveu permanecer calado, ao invés de resolver o problema, optou em deixar seu ódio crescer. Passados 2 anos, Absalão resolveu vingar-se, mandando matar a Amnom. Imagine se Davi tivesse tratado Amnom com justiça, muito provavelmente teria evitado o assassinato de seu filho anos mais tarde.

Por ser filha de Davi, o homem segundo o coração de Deus, provavelmente Tamar recorreu AO DEUS DE TODA A CONSOLAÇÃO (II Co 1.3) para buscar o Consolo e a cura de tal trauma.

Hb 4.16, diz: 16 Cheguemo-nos, portanto, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos em tempo oportuno."

Lembre-se: Confie em DEUS e deixe que o mais ELE FARÁ!


Colaboração: Minha irmã Lyslie Maron

Nenhum comentário:

Postar um comentário