Gostaria de agradecer a todas que estão nesse momento visitando esse Blog,
saiba que ele foi criado com muito carinho para VOCÊ!

O objetivo principal desse blog, cara leitora, é facilitar o seu entendimento, abordando
a cada semana que passa, um tema ou um(a) personagem diferente da Bíblia.

Espero que gostem e aproveitem todos os Estudos postados aqui. Não esqueça de
deixar a sua OPINIÃO.... ela é muito importante!

Com carinho... Chris

domingo, 15 de abril de 2012

PRISCILA!

Priscila conhecida também como PRISCA, que significa velha, VELHINHA, era casada com Áqüila e ambos eram judeus, naturais de Ponto. 

Em 49 d.C, o imperador Cláudio, baniu todos os judeus que moravam em Roma, por esse motivo o casal mudou-se para a cidade de Corinto, onde fabricavam tendas.

A história acontece em UMA DAS VIAGENS DE PAULO a terra de Corinto. Em Corinto, Paulo conhece esse casal e a partir desse encontro, Paulo vai morar com eles (At 18.1-3). 

Vale a pena DESTACAR, que naquela época a mulher não tinha muitos direitos, sua vida se resumia em: cuidar da casa e dos filhos. Dificilmente se chamava a mulher pelo NOME, porem com Priscila essas regras não foram usadas. Outro fato que chama a atenção é que nem Priscila nem Áqüila são citados separadamente, sempre juntos, COMO UM CASAL, um completando o outro.

Paulo se refere ao casal como seus COLABORADORES EM CRISTO (Rm 16.3), pois ambos o ajudavam em seu ministério, indo mais tarde com ele para Éfeso.

At 18.19, diz: "Chegados a Éfeso, deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, discutiu com os judeus".

Durante anos eles foram LÍDERES da Igreja de Éfeso, alem de disponibilizar sua casa para encontros de cristãos 

ICo 16.19b, diz: "Muito vos saúdam no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está na sua casa.". 

A igreja de Éfeso desempenhou um papel muito importante na expansão do Cristianismo nos primeiros anos, por esse motivo Áqüila e Priscila eram vistos como mestres capacitados na Igreja Primitiva.

O casal teve uma experiência única ao serem ensinados e treinados pelo próprio Paulo. Alem disso, ambos eram elogiados por sua HOSPITALIDADE e tambem por terem ARRISCADO A VIDA por Paulo, embora não se tenha detalhes na Biblia sobre esse acontecimento.

Rm 16.4, diz: "os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças, e isto não lhes agradeço eu só, mas também todas as igrejas dos gentios".

Apolo, também judeu, era um homem muito poderoso nas escrituras, porem cometia algumas faltas no entendimento da mensagem, Priscila e seu marido percebendo isso ENSINARAM COM EXATIDÃO a doutrina Cristã a Apolo.

Tempos mais tarde, o casal volta a Roma, e implantam ali também uma IGREJA DOMICILIAR (Rm 16.3-4). Possivelmente eles tenham retornado depois de algum tempo a Éfeso.

PARA REFLETIR:

Como se pode perceber Priscila era um mulher MUITO INFLUENTE na época e envolvida, juntamente com seu esposo no ministério cristão. Mesmo cuidando da casa, de seu marido e ajudando na fabricação de tendas, ela dedicava parte do seu tempo no ministério de Jesus. Priscila TRABALHAVA SEM EXITAR NO MINISTÉRIO DE JESUS juntamente com seu marido.


Convido a você a se questionar:

  • Quanto TEMPO estamos DEDICANDO para nos aprofundarmos na Palavra de Deus?
  • Quanto tempo e QUAIS OS MINISTÉRIOS da Igreja estamos atualmente ajudando?
  • Estamos EVANGELIZANDO PESSOAS? Temos mostrado a DIFERENÇA DE TER JESUS em nossas vidas?

Responda a essas perguntas com sinceridade no intimo do seu coração, e se as respostas, lhe comprometem perante Deus... TOME CUIDADO IRMÃ! PARE E REFLITA! Porque isso está acontecendo, porque não estou me envolvendo por completo na Igreja?

DE UM BASTA NISTO HOJE!

A palavra diz, em Mt 6.33:
"Portanto, ponham em primeiro lugar na 
sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, 
e ele lhes dará todas essas coisas"

Que Deus a abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário