Gostaria de agradecer a todas que estão nesse momento visitando esse Blog,
saiba que ele foi criado com muito carinho para VOCÊ!

O objetivo principal desse blog, cara leitora, é facilitar o seu entendimento, abordando
a cada semana que passa, um tema ou um(a) personagem diferente da Bíblia.

Espero que gostem e aproveitem todos os Estudos postados aqui. Não esqueça de
deixar a sua OPINIÃO.... ela é muito importante!

Com carinho... Chris

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MICAL : Uma esposa desdenhosa!

Mical era a filha mais nova do rei Saul (I Sm 14.49), e seu nome significa “Quem é como Deus?”. I Sm 18.20, diz: 20 Mas Mical, a outra filha de Saul, amava a Davi. Contaram-no a Saul, e isso lhe agradou”

Saul temia a Davi, porque sabia que Deus era com Davi, e por isso o considerava seu inimigo. Ao saber que uma de suas filhas amava a Davi agradou-se e usou essa situação para atrair a Davi para morte (I Sm 18.21).

O rei Saul ofereceu sua filha pelo preço que considerava que valia a vida de Davi, cem prepúcios de filisteus (I Sm 18. 25). Davi querendo melhorar sua situação diante do rei, aceita o acordo (I Sm 19.26).

Na segunda tentativa de Saul matar Davi, Mical mente para salvar seu marido tão amado. Ao ajudar Davi, Mical acaba perdendo seu marido. Durante os vários anos que ficara separados, não há nenhum registro na Biblia de que Davi tenha tentado se encontrar com sua esposa. 

I Sm 25.43-44, diz: 43Tomou Davi a Ainoã de Jezreel, e ambas foram suas mulheres, 44porque Saul tinha dado sua filha Mical, mulher de Davi, a Palti, filho de Laís, o qual era de Galim.”

Mical foi a primeira esposa de Davi. E apesar de ser filha do inimigo de Davi, provou sua lealdade por seu marido. Saul forçou de certa forma o casal a se separar e também foi o responsável pelo segundo casamento de sua filha com Paltiel.

Davi, como condição de um tratado com Abner exige Mical de volta.

II Sm 3.13-14, diz: 13Respondeu Davi: Bem, eu farei aliança contigo, porem uma coisa exijo: quando vieres a mim, não verás a minha face, se primeiro me não trouxeres a Mical, filha de Saul 14Tambem enviou Davi mensageiros a Isbosete, filho de Saul, dizendo: Dá-me de volta MINHA MULHER MICAL, que eu desposei por cem prepúcios de filisteus”.

Observamos que Davi estava ansioso para corrigir a injustiça feita por Saul, ao separá-lo de sua esposa. Davi refere-se a Mical de duas formas: “FILHA DE SAUL” e “MINHA MULHER”. Ao recuperar Mical, Davi obteve apoio político e fortaleceu sua reivindicação do trono de todo Israel. O ato de tomá-la novamente com sua esposa, não é uma violação de Dt 4.1-4, pois a separação havia sido involuntária.

Não há registro de como Mical reagiu ao se casar com Paltiel, se continuava amando a Davi ou não. Também não se sabe se Mical havia se apegado a Paltiel, seu segundo marido tão dedicado.

Mical foi forçada a voltar para Davi, seu primeiro marido, por causa de um contrato. Isso pode ter gerado amargura em seu coração, afinal naquela época a mulher não tinha opção, nem liberdade de escolha. Mas também pode ter se sentido lisonjeada em ser a esposa do rei.

II Sm 6.23, diz que Mical não podia ter filhos, não significando que Davi tenha se afastado dela ou deixado de amá-la por isso, mas garante que nenhum descendente de Saul tornasse-se herdeiro do trono de Davi.

O que podemos aprender com Mical?

Sem duvida Mical era uma esposa leal e tinha por Davi muito amor. Mas faltou-lhe devoção a Deus.

Devemos Buscar a Deus, para que se cumpra através de nós seus planos.

Ao lermos II Sm 6.16, observamos que Mical desprezou a Davi em seu coração. Ela estava preocupada com a dignidade real de Davi, afinal ele estava tendo um comportamento impróprio para sua posição, ao dançar em publico. Com isso podemos concluir, que ela não tinha o mesmo entusiasmo que Davi com a chegada da arca. Sua devoção a Deus parece um tanto superficial, pois preocupava-se mais com a opinião dos outros. Nisso ela era, de fato, igual a seu pai Saul.

E você querida, como está o seu relacionamento com Deus? Leviano? Superficial?

Lembre-se que O DIA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMO! 

Obadias 15, diz:

"Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todos os gentios; 
como tu fizeste, assim se fará contigo; 
a tua recompensa voltará sobre a tua cabeça".

Que Deus a abençoe!

3 comentários:

  1. Claus Jerkeoutubro 15, 2011

    Olá meu amor!
    Muito interessante esse estudo! O exemplo de Mical serve de alerta para que saibamos que Deus pode nos usar, e quer nos usar, mas temos que desenvolver um profundo relacionamento om Ele, devoção verdadeira, para que sua vontade se realize em nosso viver.
    Um beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma história interessante, e nos leva a pensar muito.... sobre como está o nosso relacionamento com Deus!

    Obrigada pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Foi a 1°vez que vi um estudo que não detonou Mikal e que fala do que na minha opinião foi um dos maiores motivos dela não ter filhos, para não dar um herdeiro descendente de Saul a Davi. E também fico pensando se ela tivesse filhos quanto sofrimento a mais teria talvez. Sua irmã Merabe teve os 5 filhos mortos isso poderia acontecer com os filhos de Mikal também.

    ResponderExcluir