Gostaria de agradecer a todas que estão nesse momento visitando esse Blog,
saiba que ele foi criado com muito carinho para VOCÊ!

O objetivo principal desse blog, cara leitora, é facilitar o seu entendimento, abordando
a cada semana que passa, um tema ou um(a) personagem diferente da Bíblia.

Espero que gostem e aproveitem todos os Estudos postados aqui. Não esqueça de
deixar a sua OPINIÃO.... ela é muito importante!

Com carinho... Chris

sábado, 17 de março de 2012

A MULHER DE POTIFAR!

Certamente essa mulher, cuja Bíblia não revela muitos detalhes, era muito BELA e chamava a atenção de vários homens. Potifar seu marido, era comandante da guarda do Faraó, um homem muito importante e rico.

A Bíblia relata que Potifar comprou José dos ismaelitas para ser seu servo. E a partir daí, a historia se desenrola...

Gn 39.2-3, diz: " ² Mas o Senhor Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo.³ O dono de José viu que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia."

Vendo Potifar que Deus o abençoava, tornou José MORDOMO de sua casa, ou seja, ele entregou tudo o que tinha nas mãos de José. E desse modo, o Senhor abençoou a casa do egípcio por meio de José.

Gn 39.6b-8a, diz: " 6bJosé era um belo tipo de homem e simpático. 7Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou A COBIÇAR José. Um dia ela disse: Venha, vamos para a cama. 8aEle recusou..."

Porque não queria PERDER A CONFIANÇA que Potifar tinha nele, e também não poderia cometer tal PECADO contra seu Deus... Porem...

Gn 39.10, diz: " 10Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também EVITAVA estar perto dela."

A palavra de Deus é bem clara nesses casos:

Lv 20.10, diz: " 10Se um homem cometer adultério com a mulher de outro, ele e a mulher deverão ser mortos."

Naquela época, todos os que cometiam adultério, incesto, homossexualidade e a bestialidade, ou seja, o ato sexual entre um humano e um animal, sofreriam a PENA DE MORTE, afinal os israelitas considerado o Povo de Deus, acreditava na santidade do casamento de um homem e uma mulher e RESPEITAVAM A LEI de Deus que diz:

Êx 20.14 e 17, diz: " 14Não adulterarás....17Não COBICE a casa de outro homem, Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer coisa que seja dele."

José conhecia a lei de Deus e por isso, sabia que não poderia se relacionar com a mulher de Potifar, seu dono. E o texto diz que José "EVITAVA estar perto dela", o que nos mostra que José fugia até mesmo do possível deslize de chegar a cobiçá-la também.

Mas essa mulher não se contentava com o NÃO DE JOSÉ. Ela estava OBCECADA, e por isso MENTIU para seu marido que José tinha tentado contra ela, e Potifar acreditou na sua mulher.

A penalidade egípcia para a tentativa de estupro de uma mulher casada era a MORTE, porem Deus era com José, e por isso ele foi apenas preso. Se continuarmos lendo a historia de José, iremos perceber que Deus o usa tremendamente para salvar o povo.

MOMENTO PARA REFLEXÃO:

Essa mulher COBIÇOU, ou seja, desejou o que não podia, no caso, um servo. 

E você querida irmã, o que está enchendo os seus olhos, a sua mente? 

Será que nosso CORAÇÃO E OLHOS não estão COBIÇANDO algo, buscando algo que NÃO DEVEMOS TER? Ou por hora ou mesmo para sempre? 

Isso se aplica em todas as áreas da nossa vida, como por exemplo: nossa vida PROFISSIONAL, no dia a dia, nas nossas AMIZADES, dentro da própria IGREJA, ....

Saiba que a cobiça gera CONSEQUÊNCIAS FATAIS...

Para LIVRAR nosso CORAÇÃO DA COBIÇA é preciso:


    1º   Arrepender-se de ter seu CORAÇÃO DESCONTENTE
       FIRMAR seu coração EM COISAS ETERNAS
      CONFIAR que Deus vai MANTES SUAS PROMESSAS
    4º   SUBMETA-SE AOS PLANOS de Deus

Se você está descontente com algo na sua vida, a melhor coisa que você tem a fazer é orar e pedir para que Deus tire esse pensamento do seu coração...

LEMBRE-SE: 
Não deseje o que NÃO DEVEMOS TER, OU POR HORA OU MESMO PARA SEMPRE! 
Creia que Deus quer o nosso melhor, e as vezes o nosso melhor não é aquilo que tanto queremos ou que acreditamos ser o melhor! Não se deixe enganar.... 

Que Deus a abençoe....

Um comentário:

  1. Se não fosse a mulher de potifar ter sido instrumento nas mãos de Deus, e José não ter se defendido, alegando que tinha sido atacado pela mulher, não teria se tornado autoridade na terra do Egito.

    ResponderExcluir