Gostaria de agradecer a todas que estão nesse momento visitando esse Blog,
saiba que ele foi criado com muito carinho para VOCÊ!

O objetivo principal desse blog, cara leitora, é facilitar o seu entendimento, abordando
a cada semana que passa, um tema ou um(a) personagem diferente da Bíblia.

Espero que gostem e aproveitem todos os Estudos postados aqui. Não esqueça de
deixar a sua OPINIÃO.... ela é muito importante!

Com carinho... Chris

sábado, 31 de março de 2012

PÁSCOA !!

A PASCOA ESTÁ CHEGANDO, MAS VOCÊ SABE O QUE ELA SIGNIFICA?

É a primeira Festa judaica, comemorada no último dia antes da lua cheia, ou seja, começo da primavera no hemisfério NORTE. Era uma comemoração a Saída dos israelitas do Egito (Ex 12.1-28).

Ela acontecia da seguinte forma:

No tempo de Jesus era de costume, que os judeus fossem para Jerusalém para essa grande festa. 

Jo 11.55, diz: "Faltava pouco tempo para a Festa da Páscoa. Muitos judeus foram a Jerusalém antes da festa para tomar parte na cerimônia de purificação."

Matava-se cordeiros ou cabritos entre as 15 e 16 horas no templo, e a carne era levada as casas para serem comidas pelas famílias em uma CEIA ESPECIAL.

Essa CEIA ESPECIAL era composta de:

        -  um Cordeiro
        -  Pães sem fermento
        -  Ervas amargas
        -  e um Molho de hissopo

Durante a ceia bebia-se VINHO e as famílias RECITAVAM alguns SALMOS E ORAÇÕES, como esse:

Sl 114, diz: "1Quando os descendentes de Jacó, o povo de Israel, saíram do Egito aquela terra estrangeira, 2Judá se tornou o povo escolhido de Deus, Israel ficou sendo a sua propriedade. 3O mar Vermelho olhou e fugiu; o rio Jordão parou de correr. 4As montanhas pularam como carneiros, e os montes saltaram como carneirinhos. 5Que aconteceu, ó mar, para que você fugisse assim? E, você, rio Jordão, por que parou de correr? 6Ó montanhas, por que vocês pularam como carneiros? Montes, por que vocês saltaram como carneirinhos? 7Trema, ó terra,  na vinda do Senhor, na presença do Deus de Jacó, 8pois ele faz com que as rochas virem fontes e transforma as pedras em fontes de água."

Mc 14.1, 12-16, diz: "1Faltavam dois dias para a Festa da Páscoa e a Festa dos Pães sem Fermento. Os chefes dos sacerdotes e o mestre da Lei procuravam um jeito de prender Jesus em segredo e matá-lo. 12No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, em que os judeus matavam carneirinhos para comemorarem a Páscoa, os discípulos perguntaram a Jesus: - Onde é que o Senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o Senhor? 13Então Jesus enviou dois discípulos com a seguinte ordem: - Vão até a cidade. Lá irá se encontrar com vocês um homem que estará carregando um pote de água. Vão atrás desse homem 14e digam ao dono da casa em que ele entrar que o Mestre manda perguntar: "Onde fica a sala em que eu e os meus discípulos vamos comer o jantar da Páscoa? 15Então ele mostrará a vocês no andar de cima uma sala grande, mobiliada e arrumada para o jantar. Preparem ali tudo para nós. 16Os dois discípulos foram até a cidade e encontraram tudo como Jesus tinha dito. Então prepararam o jantar da Páscoa."

Jesus institui a Ceia do Senhor usando 2 símbolos da Páscoa: O PÃO SEM FERMENTO e o CÁLICE DE VINHO.

O pão lembrava o povo de sua saída do Egito e Jesus deu um novo significado, associando o pão ao seu próprio corpo.

Mc 14.22, diz: "Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo: - Peguem; isto é o meu corpo."

Jesus segue nos versículos 23 e 24 mudando também o significado do cálice, dizendo que significa seu sangue derramado na cruz e a nova aliança.

Essa "NOVA PÁSCOA", serve para nos lembrarmos da MORTE DE JESUS NA CRUZ e da sua RESSURREIÇÃO, nos dando uma certeza, de seu 2º retorno, onde um dia iremos estar juntos no Reino do Pai.


PARA REFLETIR:

O que acontece hoje, e devemos ter muito cuidado, querida irmã, é que os FERIADOS são nada mais do que um MOMENTO para nos reunirmos com nossa família, ou somente mais um  dia em que folgamos o trabalho.

Como Jovens e Cristãs, precisamos nos conscientizar que essas celebrações e datas santas servem para que nós nos recordemos e relembremos das AÇÕES DO NOSSO SENHOR DEUS. 

Existem várias maneiras para nos concentrarmos em Deus nestes dias, veja alguns exemplos:

FERIADO DE ANO NOVO: podemos refletir sobre a Renovação Espiritual, tirar um tempo para avaliar a nossa vida, o que estamos deixando de fazer...

FERIADO DA PÁSCOA: pode ser um momento de Evangelizar pessoas, dar nosso Testemunho pessoal do que Cristo fez e faz na nossa vida...

AÇÃO DE GRAÇAS: pode ser um tempo de agradecer a Deus pelas Bençãos que Ele nos proporciona todos os dias...

NATAL: podemos refletir no significado da vinda de Jesus...

ISSO PODE TRANSFORMAR VERDADEIRAMENTE NOSSOS DIAS COMUNS 
EM DIAS INTENSOS NA PRESENÇA DE DEUS.

Então querida leitora, tire 30 minutinhos para DEUS nos próximos Feriados... faça disso um habito, um momento entre você e Deus, feche-se em seu quarto, leia a Bíblia, ore, e peça para que Deus fale contigo nessa Páscoa!


Que Deus a abençoe.....

Um comentário: